quinta-feira, 5 de julho de 2012

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA



SESC Ceará lança exposição nacional de Carlos Vergara

Os contrastes de mundos estão nas monotipias em tecido, montagem de fotografias em acrílico, nas pinturas e vídeos do artista

Nesta quinta-feira (26), o SESC realiza o lançamento nacional da exposição “Carlos Vergara Viajante - Experiências de São Miguel das Missões”, às 20 horas, no SESC SENAC Iracema. A mostra faz parte do projeto ArteSESC, desenvolvido pelo Departamento Nacional do SESC, que propõe a circulação de exposições de artes visuais contemporâneas por todo o País.
Dando continuidade à programação, no sábado (28) acontecerá um bate-papo com o artista Carlos Vergara, onde ele explicará os processos de criação das obras expostas, além de responder perguntas do público presente. Para participar, os interessados devem realizar inscrição prévia até sexta-feira (27), através do email: culturasescfortaleza@gmail.com. Gratuita. A exposição é resultado de impressões de Carlos Vergara durante viagem a São Miguel das Missões, cidade do Sul do País, que no século XVIII foi palco das missões jesuítas de civilização aos índios guaranis.
Os contrastes de mundos e modos daqueles povos estão exprimidos nas monotipias em tecido, montagem de fotografias em acrílico, nas pinturas e vídeos do artista. As obras chamam a atenção pelas cores, formas e técnicas que convidam a interpretações. A exposição fica aberta para visitações até o dia 26 de agosto, quando segue para o estado da Paraíba.
Carlos Vergara começou sua trajetória como artista em meados da década de 1960. Neste período participou de Bienais de São Paulo (1963 e 1967), de mostras de importância histórica no Brasil (Opinião 65; Opinião 66; Nova Objetividade Brasileira de 1967), de diversos Salões de Arte realizados no país, além de mostras internacionais (Bienal de Paris 1969).
A obra de Vergara faz uso dos mais diversos suportes: pintura, fotografia, vídeo, colagem e monotipias. O artista também foi cenógrafo e figurinista de peças teatrais; suas obras dialogavam com o expressionismo e a arte pop.
Vergara se dedicou a fotografias e pinturas do bloco de carnaval carioca: Cacique de Ramos, que nos anos de 1980 foram expostos na Bienal de Veneza com o título O Carnaval.  Dos anos 1990 até o presente, o artista vem inserindo em seu trabalho, impressões e técnicas, apreendidas a partir de suas viagens pelo Brasil.
SERVIÇO
Exposição “Carlos Vergara Viajante - Experiências de São Miguel das Missões”
Dia 26/7
Lançamento nacional no Ceará
Local: SESC SENAC Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Horário: 20h

 Dia 28/7
Bate-papo com o artista Carlos Vergara
Inscrições: culturasescfortaleza@gmail.com ou (85) 3252.2215
Local: SESC SENAC Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Horário: 9h
Gratuito




Nenhum comentário: