segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DANÇA


Bailarinos da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi levam sua arte para Fortaleza
 
A Companhia fará duas únicas apresentaçõesno Theatro José de Alencar e workshop na Vila Das Artes

Em 2008 a Escola Bolshoi sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência que os bailarinos da Cia. Jovem adquiriram desde sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas atuam como agentes formadores de platéia e incentivadores de novas gerações. A Cia. Jovem Bolshoi Brasil completou, no mês de março de 2012, seu quarto ano de atividades e é formada por 14 bailarinos, todos formados na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Agora a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza turnê pelo Nordeste. É a segunda vez, que os bailarinos do Bolshoi Brasil, se apresentam nessa região do país. O primeiro espetáculo da turnê acontece em Fortaleza – CE, nos dias 01 de setembro, às 20h, e 02 de setembro às 19h, no Theatro José de Alencar.
O público de Fortaleza recebe a beleza da dança com o espetáculo “Gala Bolshoi”. Formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição. As apresentações são compostas por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório que proporcionam ao público diferentes tipos de emoções e uma mistura de ritmos contagiantes. As coreografias da Gala destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela instituição.
Além das apresentações será realizado um workshop, no dia 31 de agosto, na Vila das Artes, com profissionais da Cia. Jovem para bailarinos de dança contemporânea e dança clássica. Uma aula preparada especialmente para atender o público que já tem conhecimento em dança e que deseja conhecer o método de ensino do Bolshoi Brasil.





Workshop Bolshoi Brasil

Dia 1 e 2 de Setembro os alunos apresentarão o espetáculo "Gala"

A Vila das Artes recebe o workshop de dança do Bolshoi Brasil, a única Escola do Bolshoi fora da Rússia, com sede em Joinville (SC). As inscrições são gratuitas. O interessado deve preencher e apresentar, até o dia 30 de agosto, uma ficha de inscrição na secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Serão oferecidas aulas de dança clássica e contemporânea para pessoas, a partir dos 9 anos de idade, que já tenham contato com essa linguagem. Os bailairinos da Escola do Teatro Bloshoi no Brasil também farão apresentação do espetáculo "Gala" no Theatro José de Alencar, nos dias 1 e 2 de setembro.

Inscrições:
http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/categoria/danca/








 Espetáculo "Três Peles" apresenta Temporada no Teatro Dragão do Mar

O espetáculo reúne em uma hora de apresentação: jazz, hip hop e dança contemporânea

O corpo de baile do Centro Cultural Bom Jardim, apresentou para o público do Teatro Marcus Miranda do Bom Jardim, o espetáculo Três Peles, que reúne diversas ferramentas coreográficas em uma só obra. Os 59 bailarinos agora partem para um novo desafio: a Temporada no Teatro Dragão do Mar. As apresentações acontecem as quartas-feiras de agosto, dias 08, 15, 22 e 29 sempre às 19h com entrada livre.

Os bailarinos usam seus corpos em uma mistura de tipos de dança, onde sobrepõe os movimentos do estilo em que são formados aos que experimentam; uma bailarina acompanha os movimentos do hip hop, o balé clássico é envolvido pelo ritmo do jazz e a dança contemporânea divide o palco com os pliés do balé clássico.

Katiana Pena, Silvana Marques e Luis Alexandre, professores e coreógrafos de Três Peles, trabalham há cinco anos no Centro Cultural Bom Jardim, eles afirmam que o espetáculo surgiu da necessidade que tiverem em misturar as linguagens e testar os bailarinos como intérpretes criadores. Mais de  500 pessoas já viram o espetáculo e puderam conferir as surpresas apresentadas pelos jovens bailarinos. O Grande final é um jogo de luzes surpeendente. Ray Rocha, que assistiu o Três Peles disse que vai voltar a prestigiar o espetáculo na nova temporada: "é emocionante ver esses jovens no palco e saber de toda a dedicação que eles tiveram. Esse bailarinos são completos!" Afirma.

Composta pelo norueguês Kristian Skaarbrevik doutor em música; a trilha sonora é exclusiva e segundo o compositor, foi composta 'para um dançarino urbano, rápido como o jazz e leve como o balé'. Francisco Matias, estilista foi responsável pelo figurino.
O Projeto de Visibilidade Cultural do Grande Bom Jardim é realizado pelo Centro Cultural Bom Jardim - CCBJ, equipamento gerido pelo IACC – Instituto de Arte e Cultura do Ceará, financiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária da Cultura e foi idealizado por Diana Pinheiro superintendente do CCBJ.

Serviço:

Bom Jardim Mostra Dança - Espetáculo Três Peles
Dias 08, 15, 22 e 29 de agosto, às 19h
Teatro Dragão do Mar.
Entrada livre.
Mais informações: (85) 3497.5981

Nenhum comentário: