segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PELO INTERIOR


1º Sabores da Taíba une gastronomia, música e alto astral
 
Evento acontece em plena lua cheia do dia 1º de setembro, a partir das 19 horas

O 1º Sabores da Taiba é um encontro no próximo dia 1º de setembro (sábado), a partir das 19h, na Taíba (São Gonçalo do Amarante, a cerca de 50 minutos de Fortaleza), que promove atrações gastronômicas e musicais em ambiente aconchegante para celebrar o melhor do clima e alto astral da praia, em plena a lua cheia.
Uma arena natural com cerca de 4mil m² e com vista para o mar (no entorno do restaurante Chez André, ao lado da praça principal), recebe convivas com a já famosa tradição culinária da Taíba, representada nessa 1ª edição por pratos preparados pelos restaurantes Chez André (com escargots, crepes e fettuccine, caipirinhas e caipiroscas de frutas), Saravah (com arroz de polvo e de Camarão, polvo a vinagrete), as pizzas do Barong, salgados do Timbó, acarajés d’A Baiana, além do convidado Rosmarino Pães.
Para embalar a noitada, o vozeirão da cantora francesa Zizi Barnier em standards franceses e internacionais com o instrumentista Tony Maranhão; as baladas, rock e blues do norueguês Kåre Virud & Friends com Ellis Mario no sax, Marco Aurélio no baixo e Rock Ney na bateria, mais sets dos DJs Cris Olsen, Hellgis e Rodrigo Fuser (da Farra na Casa Alheia), que preparam trilhas tropicais para conjugar várias gerações.
  A iniciativa do Sabores da Taíba partiu de André Ligeon, do restaurante francês Chez André, um articulador cultural sempre às voltas por melhorias para a localidade. Junto à produtora Aleana Duarte (Galgo Entretenimentos) conclamaram moradores, frequentadores, empresários, comerciantes e outros apaixonados com ligações estreitas com a Taíba para angariar apoios e integrações à primeira edição do evento, cujo ingresso é R$ 20,00.
A informalidade do evento não minimiza a grandeza do intuito: ampliar o turismo e lazer qualitativos da Taíba, unindo aos atrativos naturais da vila pesqueira com suas praias, clima ameno, paisagem e povo acolhedores, bons restaurantes e cenários propícios para lazer, romance e práticas de esportes (como surfe, kite, wind e sandboard), um futuro com melhores projeções em vista às grandes transformações na região. O Sabores da Taíba saúda um convívio festivo e aprazível às gerações de frequentadores.




 

Arte em Movimento acontece em Limoeiro do Norte

Projeto cultural acontece neste domingo

Chegando à sua quarta semana, o projeto Arte em Movimento, que tem como objetivo maior divulgar e valorizar a arte e cultura dos municípios, e que acontece sempre às sextas-feiras desde o início do mês de agosto, em Limoeiro do Norte, dessa vez será realizado no domingo, 26, a partir das 18h. A comunidade que contemplará as manifestações artísticas é a Córrego de Areia. O projeto passará ainda por outros bairros e distritos de Limoeiro do Norte e segue até o mês de outubro, criando oportunidades de expressão aos artistas locais.
Os moradores e visitantes poderão desfrutar de uma programação cultural variada. Haverá no local exposição e venda de trabalhos artísticos como artesanato, fotografias, artes plásticas, livros, etc. Acontecerão também apresentações musicais da dupla de violeiros Edivan Braúna e Zé Correia, do grupo de música regional Sucessom e do grupo gospel de João Ricardo, além de Nilton Arruda, voz e violão. As apresentações de dança ficarão por conta do grupo de dança da Equipe de Vôlei Feminino da Associação Beira Rio e da Quadrilha Amor do Sertão.
O projeto Arte em Movimento é uma apresentação da Coelce e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura. Conta com o apoio cultural da Prefeitura de Limoeiro do Norte e co-produção do Instituto Multicultura Brasil.

SERVIÇO:
Arte em Movimento – Apresentações artísticas, artes plásticas, fotografia, literatura, artesanato e manifestações populares em Limoeiro do Norte, semanalmente até 05 de outubro. Neste domingo, 26 de agosto, será no bairro Córrego de Areia, a partir das 18h. GRÁTIS.








IMPRIMA SOBRAL 2012 - Mostra Internacional de Gravura é estendida até 02 de setembro

Mais de 15 mil pessoas já visitaram a IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura, que foi aberta em maio com exposições coletivas e individuais, como de Salvador Dalí e José Rincón. Quem não viu, ainda vai poder ver de perto as obras que representam um panorama da atual produção de gravadores de diversos países. A Mostra, que terminaria nesta quarta-feira, foi estendida até o dia 02 de setembro, sendo realizada em três locais: ECOA, Casa da Cultura e INTEC. O acesso é gratuito.

Na ECOA está a individual de Salvador Dalí, um dos artistas mais geniais do século XX e grande nome do surrealismo, com 105 peças que compõem a coleção completa de litografias “Dalí: Bíblia Sagrada”; a Mostra Competitiva, com peças de 143 gravuristas de mais de 30 países; e a coletiva Gravados de Pastrana, que reúne parte do acervo da IMPRIMA SOBRAL, composto de obras de artistas do Ceará, de outros estados e países.

Na Casa da Cultura de Sobral pode ser visitada a individual COLAGENS...de fina estampa... do espanhol José Rincón, que possui obras em vários museus espanhóis, como Calcografia Nacional, Museu Rainha Sofia e Museu Casa de Goya, além de coleções e instituições internacionais. No INTEC está a exposição Gravadores de Sobral, resultado da oficina de xilogravura ministrada pelo artista plástico Eduardo Eloy.

É uma realização do Instituto ECOA e da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo, e tem como patrocinadores o Governo do Estado do Ceará e o Banco do Nordeste.

SERVIÇO:
IMPRIMA SOBRAL 2012 – Mostra Internacional de Gravura – Até 02 de setembro em Sobral, Ceará, com mostras coletivas e individuais de Salvador Dalí e José Rincón. Locais: ECOA (Travessa Adriano Dias Carvalho, 135 – Centro), Casa da Cultura de Sobral (Avenida Dom José, 881 - Centro) e INTEC (Avenida Dom José, 1255, Sobral, CE). Horário de visitação: Terça à sexta, de 8h às 12h / 14h às 21h | sábado, de 9h às 12h / 17h às 21h | domingo, de 17h às 21h. Gratuito. Mais informações: (88)3611-2712 ou 3611-2956.




















Bonfá e os Corações perfeitos no Canindé no próximo sábado, 11 de Agosto
 

O baterista legionário Marcelo Bonfá volta aos palcos em novo projeto musical onde é o principal letrista, canta e toca bateria

Para quem acompanha a carreira de Marcelo Bonfá e vinha pedindo um show no Nordeste, no próximo sábado 11 de agosto, Bonfá estará no interior do Ceará, na AABB do Canindé para apresentar sua banda “BONFÁ E OS CORAÇÕES PERFEITOS”. Ele viaja à convite da banda Código de Barras que fará um show de comemoração pelos 7 anos de existência da banda, com direito a gravação de DVD.

Em sua carreira, Marcelo Bonfá mostra grande versatilidade como compositor, letrista, cantor e, naturalmente, baterista – tarefas que ele mesmo executa nas canções de seus 3 trabalhos solos: “O Barco Além do Sol (2000)”, “Bonfá + Video tracks – (2004) e “Mobile” (2007). A obra solo de Bonfá demonstra que sua contribuição para a musicalidade da Legião Urbana vai além da sua pegada firme e vibrante na bateria, marca registrada que criou para o grupo.

Bonfá, envolvido em muitas outras atividades, inclusive na produção de sua “Cachaça Perfeição” (Orgânica), que será lançada também este ano, o músico põe o pé na estrada, com um novo projeto e banda “BONFÁ E OS CORAÇÕES PERFEITOS”, formada por Marcelo Bonfá (bateria, vocal), seu filho João Pedro Bonfá (guitarras), Rond Gaspar (guitarras) e o Thiago Antunes (baixo).

Quando questionado sobre a escolha do nome “Corações Perfeitos” para a nova banda, Bonfá  admite que a sincronicidade nos nomes escolhidos para seus novos projetos também não são ao acaso. São frutos da sua busca pelos valores que tem raízes na alquimia, na comunhão com a natureza, onde o verdadeiro sentido da palavra “perfeição” seria melhor entendido como “uma eterna busca pelo aprimoramento e pelo alto conhecimento

Cantando, tocando bateria, Bonfá vai do rock progressivo ao punk rock, atingindo na veia do pop rock, o que faz de seus shows um espetáculo com energia e sofisticação. Para os fãs da Legião Urbana, o músico promete cantar alguns clássicos da banda como a belíssima “Andrea Doria”, do disco “Dois”.





SESC realiza 9º Festival de Humor Cearense

Durante quatro dias, Iguatu se torna palco de humor e descontração
 

De 8 a 11 de agosto, o SESC realiza o IX Festival de Humor Cearense (FHC), reunindo oito atrações humorísticas para animar Iguatu. A programação acontece na Unidade do SESC, sempre às 20 horas. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto Mesa Brasil.

            O objetivo é promover o humor, a descontração e estimular novos talentos. Durante a 9ª edição do Festival, o personagem Zebrinha, interpretado por Jader Soares, apresentará os convidados Augusto Bonequinho, Nas garras da patrulha, Alex Nogueira, Tom Leite, Quarteto em rir, Bagaceira, João Cláudio Moreno, Marmita e Marmitinha.

PROGRAMAÇÃO

8/8 - Augusto Bonequeiro/ Boneco Fuleiragem e Os bonecos do Programa “Nas garras da patrulha” da TV Diário
9/8 - Alex Nogueira e Tom Leite
10/8 - Quarteto em rir e Bagaceira
11/8 - João Cláudio Moreno com o show “De Luiz Gonzaga a Chico Anysio” eMarmita e Marmitinha

Apresentação: Zebrinha

Local: SESC Iguatu (Rua Treze de Julho, 1130)
Horário: 20h
Entrada: 1kg de alimento não perecível







ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA



Gravador espanhol José Rincón ministra em Sobral curso de técnicas aditivas em gravura

De 7 a 9 deste mês (terça a quinta) o mestre gravador espanhol José Rincón ministra em Sobral o Curso de Técnicas Aditivas em Gravura. A atividade integra a programação da IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura, que é realizada pelo Instituto Ecoa e a Prefeitura Municipal. As aulas acontecerão na Escola de Artes e Ofícios, de 17 a 21 horas.

José Rincón possui um ateliê de ensino de gravura em Madri, por onde já passaram importantes artistas de vários países. Conforme o também espanhol Francisco Lara, curador da IMPRIMA SOBRAL, Rincón é uma das referências mais importantes das obras gráficas da Península Ibérica e, talvez, o mestre que tem formado mais e melhores gravadores na História recente das artes espanholas. Em Sobral, o professor será assistido pelos artistas plásticos Abelardo Brandão, de Fortaleza, e Francisco Lara.



O CURSO


As técnicas aditivas em gravura foram utilizadas pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1950. Baseiam-se na porosidade dos elementos usados ​​e das matrizes, que são as superfícies sobre as quais eles são colocados. A porosidade destes elementos também produz os tons de cores obtidos nas impressões.

Diariamente o curso terá uma parte teórica e outra prática, com impressões sobre papel das matrizes realizadas. Os resultados alcançados, em comparação com outras técnicas, têm um importante efeito pictórico de grande gestualidade, com ricas texturas e tons de cores sutis, como os obtidos na técnica de gravura em água-forte.



EXPOSIÇÃO de JOSÉ RINCÓN


Obras de José Rincón estão expostas desde o dia 1º de junho na Casa da Cultura de Sobral, onde permanece aberta a visitação até o dia 15 de agosto. Trata-se da individual COLAGENS...de fina estampa...,, que é parte da IMPRIMA SOBRAL. Gravuras recortadas são os elementos básicos para a construção das colagens que compõem a mostra do artista, apresentada pela primeira vez no Brasil.

Nascido em Sevilha, em 1959, Rincón formou-se pela Escola de Belas Artes de Madri, com especialidade em gravura e aperfeiçoamento no Círculo de Belas Artes e no Centro Nícolas Salmerón, ambos em Madri. Possui obras em vários museus espanhóis, como Calcografia Nacional, Museu Rainha Sofia e Museu Casa de Goya, além de coleções e instituições internacionais.



IMPRIMA SOBRAL 2012

Aberta até o dia 15 de agosto a IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura traça um panorama global da gravura contemporânea. Além da individual de José Rincón, é composta por outras exposições. Na ECOA está a individual de Salvador Dalí, um dos artistas mais geniais do século XX e grande nome do surrealismo; a Mostra Competitiva, com peças de 143 gravuristas de mais de 30 países; e a coletiva Gravados de Pastrana, que reúne parte do acervo da IMPRIMA SOBRAL, composto de obras de artistas do Ceará, de outros estados e países. No INTEC está a exposição itinerante Gravadores do Maciço, resultante do projeto Impressões, desenvolvido pela Associação dos Municípios do Maciço de Baturité e Instituto Olhar Aprendiz.

A IMPRIMA SOBRAL 2012 é uma realização do Instituto ECOA e da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo, e tem como patrocinadores o Governo do Estado do Ceará e o Banco do Nordeste.

SERVIÇO:

Curso de Técnicas Aditivas em Gravura – Ministrado pelo gravador espanhol José Rincón, de 7 a 9 de agosto, de 17h a 21h na Escola de Artes e Ofícios de Sobral (em frente ao Fórum). Mais informações: (88)3611-2712 ou 3611-2956.

Nenhum comentário: