segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DANÇA

Programação diversificada na Bienal Internacional - De Par Em Par 2012

Seminário Terceira Margem, espetáculos e “Fringe” estão entre as atrações desta quarta
 

Nesta quarta-feira, 24, a Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2012 inicia o Seminário Terceira Margem, que acontecerá até sexta-feira, 26, no auditório do Centro Dragão do Mar, das 14h às 17h. O Seminário gira em torno do tema central desta edição da Bienal De Par Em Par, “Dramaturgias do Corpo”. No primeiro dia, serão abordados os seguintes temas: Estética e dança (Ana Godinho / Portugal), Sensorimemórias: por uma Dramaturgia do Desesquecimento (Juliana Moraes / SP) e Outras Dramaturgias (Thereza Rocha / RJ-CE). Na abertura do seminário será lançado o livro “Diálogo / Dança”, de Marcia Tiburi e Thereza Rocha. Nos próximos dias o seminário terá: Câmera e Corpo, uma Dramaturgia do Encontro (Alexandre Veras / CE), A Cena Material (Paulo Caldas / RJ-CE), As Dramaturgias do Corpo na Cena Fílmica (Beatriz Furtado / CE) e o devir-outro do performer (José Gil / Portugal).
Na programação artística, às 18 horas a carioca Tatiana Devos Gentile estará no Terminal do Papicu com “Mire veja: você dança para mim?” Nele, Tatiana convida as pessoas para dançarem para ela, seja por carta-convite ou por anúncios espalhados pela cidade. Cada pessoa deve escolher um som "seu" de até 3 minutos para escutar durante a dança num walkman e um lugar "seu" para dançar. Os filmes dançados, filmados em super oito ou em câmera digital fotográfica cybershot, são exibidos numa estrutura similar a um lambe-lambe (câmera escura), onde uma pessoa por vez pode ver outra que dança para ela. As ações acontecem em lugares públicos. Tatiana é artista visual, cineasta, formada em Dança pela Faculdade Angel Viana e Cinema na Paris VIII (França). Pesquisa a relação entre dança, performance e cinema. Desde 2009 desenvolve o projeto Mire Veja.
Também às 18h, entra em cena no Estoril “Parâmetros em Movimento”, com Thembi Rosa/Manuel Guerra/O Grivo (MG). Thembi Rosa é dançarina e coreógrafa, mestre em dança pelo PPG Dança da UFBA (2010) e graduada em Letras pela UFMG. Desde 2000, realiza projetos solos e duos de dança em parceria com O Grivo, e com coreógrafos e criadores convidados. Integra o Dança Multiplex com Renata Ferreira e Margô Assis, e o Projeto Interferências, comunidade nômade formada por 26 artistas de diversos países do mundo. “Parâmetros em Movimento” trata-se de estratégia para pesquisar o entrelaçamento entre movimentos, software, sons e imagens. Um modo efetivo para estabelecer interfaces digitais visando provocar interação e composição entre estes elementos em tempo real. É um convite à experimentação e à abertura para novas percepções.
No Sesc Senac Iracema, Marcelo Braga, do Rio de Janeiro, apresenta às 21h “O homem vermelho”. Histórias que um corpo carrega e suas formas de comunicação são as questões trazidas neste projeto solo do bailarino, que conta com a colaboração dramatúrgica da atriz Simone Spoladore, o olhar sensível em imagens do cineasta Walter Carvalho, trilha sonora do músico Domenico Lancellotti e assistência de direção da bailarina Laura Samy. Este encontro artístico vai muito além da habitual comunicação complementar possível entre dança, teatro, cinema e música. Marcelo abre um espaço de reflexão com seus novos parceiros com o intuito de criar um lugar de atuação totalmente renovado.
No Estoril, a programação começa às 18h com as Videoinstalações do Encontro Terceira Margem. Os trabalhos são exibidos até às 23h em telões instalados em pontos diferentes do local. É também no Estoril que acontece a “Fringe”, programação paralela da Bienal com shows musicais e performances. Nesta terça-feira, a partir das 22h, as atrações são Plastique Noir (show musical), Gleidson Michael Jackson cover (performance) e Verónica Decide Morrer (show musical).
A Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2012 acontece até dia 28 de outubro em Fortaleza e até o dia 03 de novembro levará atividades formativas e espetáculos a mais oito cidades do interior. A programação completa está disponível no www.bienaldedanca.com. Informações: 85-3268.3034





Segunda semana da I Mostra BNB de Dança apresenta dois espetáculos


“O Jardim das Cerejeiras”, com a Cia. Teatro Mimo, e quarta “O Coração de Anne de Bregtane” com o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo

E continua a I Mostra BNB de Dança, apresentando esta semana dois espetáculos, terça e quarta, no Centro Cultural Banco do Nordeste, com entrada gratuita. Dia 16 de Outubro, tem duas sessões, às 15h e 18h, de “O Jardim das Cerejeiras”, com a Cia. de Teatro Mimo. O espetáculo é composto de três quadros - a criação do mundo, a travessia e o jardim de cerejeiras, e nele o diretor Tomaz de Aquino aborda o surgimento do mundo e o eterno ciclo de passagens do que se faz presente no efêmero das relações: passam as alegrias, as tristezas, as conquistas, os amores, as pessoas, o vivo e o não-vivo, e ao mesmo tempo que tudo se faz passagem, tudo se faz permanência. O elenco conta com Tomaz de Aquino, Felipe Abreu, Kardec Miramez, Victor Hugo Portela, Rafaela Diógenes, Fátima Muniz, Maurileni Moreira, Geane Albuquerque, Goretti Smarandescu e Imaculada Gadelha.
Quarta, nessa primeira edição da I Mostra BNB de Dança, será apresentado “O Coração de Anne de Bregtane”, com o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo, também com duas sessões, às 15h e 18h. Trata-se de um espetáculo de dança construído a partir de pesquisa teórica e pratica inspirada nas músicas e danças tradicionais da região da Bretanha francesa na idade média. O grupo usou como fonte de inspiração temática, a figura histórica de Anne de Bretanha (1477-1514), duquesa da Bretanha e duas vezes rainha da França. A direção, e Roteiro Final é de Mônica Marçal Dominé. Elenco: Amsraiane Guilherme, Bianca Rodrigues, Caroline Nascimento, Lara Leoncio, Pedro Gonçalves, Vicente Mesquita, Wesdey Alencar e Yasmin Elica.
Os espetáculos de amanhã e quarta são do Ceará. Na última semana de outubro, a I Mostrea BNB de Dança encerra sua programação com o espetáculo do Rio Grande do Norte “Pequenas Partes de um Instante”, com a Domínio Cia. de Dança (Natal). O mote principal do espetáculo que será apresentado dias 30 e 31, com sessões às 15h e 18h, permeia os pequenos momentos que nos pegam de surpresa, segundo o grupo, “aquele que nos faz ter a representação do que mais nos chama a atenção. O espetáculo é um coro de canto de quem dança”, afirma o release do grupo, que tem direção artística de Edeilson Matias e coreografias de Gleidson Vigne. Elenco: Ana Maria Vasconcelos, Franklin Gadelha, Isadora Duarte, Luciene Medeiros, Monir Herts, Tadeanne Dias e Weller Pinheiro. Na quarta (31), essa apresentação conta com o apoio do Projeto SuperAção, que promove audiodescrição para portadores de deficiência visual.
SERVIÇO
I Mostra BNB de Dança
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941, Centro)
Para mais informações: (85) 3464.3108.

Nenhum comentário: