sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SHOWS

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho faz apresentação gratuita
Sob a regência do maestro Arthur Barbosa, a Orcec apresenta peças dos compositores europeus Josef Suk, Carl Nielsen e Peter Warlook
 
Com a missão de formar plateia para a música erudita no Ceará, o concerto da Série Oficial da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma opção de música de qualidade e acessível a quem estiver na capital cearense toda última quinta-feira do mês. Neste dia 29 de novembro, às 19h30, o Palco Principal do Theatro José de Alecar acolhe nova edição com um programa diversificado e aberto ao público.
Sob a regência do maestro Arthur Barbosa, a Orcec apresenta peças dos compositores europeus Josef Suk, Carl Nielsen e Peter Warlook, além de uma obra do próprio regente titular, compositor já reconhecido no universo da música de concerto internacional.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar. Mais informações: 85 3252.3378.

Programa
Josef Suk
Serenade Op. 6
1- Andante com moto; 2- Allegro ma non tropo e grazioso
3- Adagio
4- Allegro giocoso, ma non tropo presto

Carl Nielsen
Little Suite – Opus 1
1- Präludium: Andante con moto
2- Intermezzo: Allegro moderato
3- Finale: Andante com moto – Andante com brio

Peter Warlook
Capriol Suite
1. Basse-Dance
2. Pavane
3. Tordion
4. Bransles
5. Pieds-en-L’air
6. Mattachins (Sword Dance)

Arthur Barbosa
Toada e Desafio

Mais informações - AACC: 85 3252.3378
 





Primeira edição do festival Villa Mix em Fortaleza acontece neste sábado

Encontro de estrelas da música sertaneja acontecerá no Marina Park Hotel

Fortaleza, capital conhecida por sediar grandes eventos, recebe no próximo dia 01 de dezembro uma nova edição do maior evento de sertanejo universitário do Brasil, o “Villa Mix”. A festa vai acontecer no Marina Park Hotel, em Fortaleza. O festival já passou por Goiânia, Espírito Santo, Brasília, São Paulo e agora chega na capital cearense.

O encontro do melhor da música sertaneja já tem nomes confirmados para a grande festa, são as estrelas Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Humberto e Ronaldo, Simone e Simaria – As Coleguinhas, além do fenômeno do “arrocha”, Israel Novaes. Como atração local, o “Villa Mix Fortaleza” vai receber um show de Matheus Fernandes.

Para melhor conforto dos foliões o evento vai dispor de dois setores para a festa, além da pista. O Lounge Mucuripe  será um espaço com acesso exclusivo para o folião curtir o melhor do Villa Mix. O espaço terá Open Bar e Buffet, Froststage exclusiva e camisa de acesso ao lounge. Quem já adquiriu o Camarote e quer trocar pelo Lounge Mucuripe, basta ir ao Mucuripe Club solicitar a troca e pagar a diferença.
Haverá também o Camarote Faroeste, com visão privilegiada, Fronstage exclusivo e, ao adquirir o ingresso, será entregue uma camisa do evento, mais quatro tickets de whisky, ou cinco tickets de vodka, ou cinco tickets de cerveja, mais três águas ou três refrigerantes.

Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, os goianos Jorge & Mateus, da cidade de Itumbiara, interior de Goiás, ganharam projeção nacional e, hoje, são considerados uma das principais duplas sertanejas do Brasil, sendo uma das atrações mais esperada do Villa Mix em Fortaleza. Com dois CDs e DVDs gravados e uma bem sucedida turnê pelos Estados Unidos, a dupla decidiu abraçar mais desafios internacionais. Jorge & Mateus fizeram seus primeiros shows na Europa (Londres, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa), onde foram aclamados pelo público, além de voltarem com duas mini-temporadas para os Estados Unidos.
Outra estrela do Villa Mix Fortaleza será o cantor, músico e compositor Gusttavo Lima. O autodidata da cidade de Presidente Olegário (MG), que toca violão, viola, guitarra, bateria, baixo e sanfona, chegou ao mercado fonográfico com notoriedade, e é o responsável por dar o tom de algumas das canções sertanejas de maior sucesso em todo o país. Com uma estreia surpreendente, o jovem cantor tem orgulho da sua trajetória como músico. Gusttavo deu início a sua carreira solo aos 18 anos.

Israel Novaes, da cidade de Breves, no Pará,  é o cara do Arrocha. Israel não canta apenas o sertanejo, mas faz um mix de ritmos que segundo ele gosta de misturar todos os estilos. Considerados a revelação do novo sertanejo em 2012, Humberto e Ronaldo também estarão no Villa Mix, assim como as "coleguinhas  Simone e Simaria e da atração local Matheus Fernandes.

Vendas:
Mucuripe Club (85) 3254.3020
Loja Siriguella (85) 3261.0783
Lojas Zefirelli (http://www.zefirelli.com.br/)
www.bilheteriavirtual.com.br.









Concertos Solidários em Fortaleza

Programação tem música erudita, djs e encontro com colecionadores de música, de 26 de novembro a 02 dezembro

A série Concertos Solidários está na quarta edição e chega à Fortaleza nesta segunda-feira (dia 26), fazendo sua primeira apresentação no Abrigo Tia Julia. O projeto realiza-se em igrejas, instituições benemerentes, projetos sociais e escolas que trabalhem com música. Serão 14 apresentações na cidade, promovendo o encontro das pessoas com solistas e grupos. Todas as apresentações são gratuitas, estimulando a doação voluntária de alimentos não perecíveis para instituições benemerentes.
A edição 2012 do projeto Concertos Solidários estreou na cidade de Canindé, de 26 de novembro a 02 de dezembro, com apresentações musicais na Basílica de São Francisco, Capela da Imaculada Conceição, Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Recuperação para Dependentes Químicos (Fazenda Sousa), escolas Joaquim Magalhães e José Freire de Freitas - Pólo de Artes e Joaquim Magalhães, Aabb e Secretaria Municipal da Assistência Social.
Em 2012, o projeto foi ampliado e, além da música erudita, também incorporou djs e um encontro de colecionadores de música, além dos recitais, concertos e aula-espetáculo. São 24 concertos (sendo metade deles sido realizados em Canindé) e ganha o formato de festival-escola, sintonizando com instituições que trabalham com formação artístico-musical.
O projeto Concertos Solidários é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Uma realização da produtora Cris Queiroz, tem apoio da Aço Cearense. Em sua primeira edição, em 2001, o projeto passou pela Igreja Matriz de Aquiraz e igrejas de Fortaleza. Em 2008 e 2009, Sobral e Fortaleza, já incluindo aula-espetáculo em instituições benemerentes, escolas e projetos sociais.
 ATRAÇÕES EM FORTALEZA- Filha do colecionador de música Osmar Onofre, a dj Renatinha estréia no projeto, levando seu repertório de músicas do Brasil em conexão com músicas de outros países da América Latina e Caribe para a Praça dos Leões, antes do concerto na Igreja do Rosário.
O violonista Marco Leonel Fukuda faz uma apresentação na Fundação Raimundo Fagner, onde toca e conta a história do violão no Brasil. Lançou "Nascente" em 2010, seu primeiro disco com o trabalho de música instrumental para violão. No mesmo ano, foi premiado com o 2º lugar da categoria música instrumental no I Festival de Música da Rádio Universitária FM com a música "Ciliares". Atualmente, finaliza seu segundo disco, "Jornada", música-título dedicada ao centenário do Theatro José de Alencar.
Criada há menos de três anos junto ao Curso de Música da Uece, a Orquestra Sinfônica sob a batuta do maestro Alfredo Barros vem se firmando como uma orquestra-escola de jovens músicos. Apresentará repertórios que cruzam vários tempos da história da música, em formações menores, com o quarteto Siará. Criada em 1960, a Banda de Música J. Ratinho fará uma apresentação especial no Passeio Público. De Canindé, ela traz um repertório dedicado a celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.
Saramambaia é um grupo idealizado pelo flautista, professor e pesquisador Patrick Mesquita. Teve início em 2010 e é oriundo de um grupo de estudos da faculdade de música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Saramambaia compõe seu repertório seguindo as influências de grandes nomes da música brasileira como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, dentre outros.

 PROGRAMAÇÃO CONCERTOS SOLIDÁRIOS EM FORTALEZA


segunda, dia 26 de novembro
15h no Abrigo Tia Júlia, Parangaba
Saramambaia, grupo de chorinho

terça, dia 27
10h e 14h na Escola Alba Frota, Centro
Siara, Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Uece

quarta, dia 28
10h30 e 13h30 na Fundação Raimundo Fagner
Marco Leonel Fukuda (violão-solo) e a história do violão no Brasil

quinta, dia 29
19h na Fundação Bezerra de Meneses, Jardim Guanabara
Marco Leonel Fukuda (violão-solo) e a história do violão no Brasil

sexta, dia 30
8h na Sociedade de Assistência aos Cegos, Bezerra de Menezes
Siará, Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Uece e Coral da Integração

10h na Capela da Medalha Milagrosa - Santa Casa de Misericórdia, Centro
Siara, Quarteto de Cordas da Sinfônica da Uece

15h no Projeto Criança Feliz, Jardim Iracema
Saramambaia, grupo de chorinho

sábado, 01 de dezembro
13h no Passeio Público
100 Anos de Luiz Gonzaga com a Banda de Música Maestro J. Ratinho, e lançamento do livro "Raimundo Marreiro - O poeta popular", de Tonico Marreiro
16h às 18h no Lion, Praça dos Leões
dj Renatinha recebe djs do projeto "Fertinha"
+
Grupo Sarambaia toca chorinho e os colecionadores de música Osmar Onofre e Chico Veloso conversam sobre o gênero musical criado há mais de 100 anos
18h na Igreja do Rosário: Coralistas da Irmandade de N. Sra. do Rosário
                                             Franklin Dantas (tenor)
                                             Camerata Eleazar de Carvalho. Regência: Arthur Barbosa

domingo, 02 de dezembro
13h no Passeio Público: Saramambaia, grupo de chorinho

Endereços e contatos:
Abrigo Tia Júlia Rua Guilherme Perdigão, 305, Parangaba 3101-6125 Rocleide

Capela da Medalha Milagrosa - Santa Casa de Misericórdiarua Barão do Rio Branco, 20, Centro 3455.9100

Escola Alba Frota Av. Dom Manuel, 914, Centro 3452.589 Ana

Fundação Raimundo Fagner Rua Duarte Coelho, 1023, Parque Itamaraty 3274.3726 Ezequiel

Fundação Bezerra de Menezes Major Assis, 2333, Jardim Guanabara, Barra do Ceará 3228.1015 Oledilza

Igreja Nossa Senhora do Rosário Rua do Rosário, s/n Praça dos Leões Centro 9782.8552 8599.9080 Rodrigo

Sociedade de Assistência aos Cegos Av Bezerra de Menezes, 892, São Gerardo, 3206-6800 Waneska e Rutilene

Projeto Criança Feliz Projeto Criança Feliz Av Gaudioso Carvalho, 302 Jardim Iracema, 3286-3401 Eliane.

Passeio Público Rua Dr. João Moreira, s/n Centro . 8685-1300 Renata


 

 

Roteiro dos principais shows das férias em Fortaleza

Fortaleza pode até ficar sem uma grande atração no reveillon desse ano, mas não vão faltar ótimas atrações musicais até janeiro na capital cearense. E o DIVIRTA-CE destaca as datas dos principais artistas que irão passar pela cidade. As férias ainda nem começaram, mas o clima de confraternizações já começou.
Nesta terça-feira (20), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o show das bandas Macaco Bong e Aeromoças e Tenistas Russas. A apresentação acontecerá às 20h, no Anfiteatro. O show é uma realização do Caldeirão das Artes Produções. Ingressos: Na bilheteria do CDMAC (R$ 8,00 / 4,00).

Tendo como convidada deste mês a cantora Zélia Duncan, a Série Depoimentos promove a interação do artista com o público não só pelo show, mas por meio de perguntas. Na oportunidade, a artista vai dividir suas histórias e canções, em uma visita
panorâmica à sua carreira. Zélia Duncan fará show também na próxima quinta dia 22/11, no Centro Dragão do Mar, às 20 horas, no Anfiteatro. Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia). Outras informações: www.seriedepoimentos.com.br .
A campanha Natal da Luz da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) promove show gratuito de Jorge Vercillo, dia 23 de novembro, sexta na Praça do Ferreira. Além dos seus sucessos de outrora, Vercillo apresenta canções de último álbum, Como Diria Blavatsky.
Um dos maiores nomes da nova safra da música popular brasileira, Tulipa Ruiz se apresenta pela primeira vez em Fortaleza,no Projeto BNB Clube de Cultura, no próximo dia 24 de novembro, sábado. A festa que é comemorativa aos 58 anos do clube, começa a partir das 21h, com a cantora cearense Paula Tesser. Tulipa é cantora, compositora e desenhista. Com canções sutis e poeticamente diretas, ganhou rapidamente espaço no cenário musical brasileiro. Fez uma temporada ao lado de Marcelo Jeneci e já se apresentou em países como Inglaterra, Itália e Japão. Na apresentação no BNB Clube o público pode conferir o repertório do seu segundo álbum, o recém-lançado "Tudo Tanto". A cantora Paula Tesser faz a abertura do BNB DE Cultura, com o show "Lê Gal". A cantora homenageia Gal Costa com releituras dos álbuns "Legal" e "Fatal", ambos gravados em 1971. Paula também apresenta canções inéditas de compositores cearenses, como: Valdo Aderaldo, Oscar Arruda e Jonnata Doll. O segundo lote de ingressos custa R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia), R$ 20(sócio). Mais informações pelos telefones: 4006-7200 e 4006-7203.
A banda Rebeldes vem a Fortaleza para apresentar a turnê Asepxia. O show, que acontece também no próximo sábado, dia 24, no Siará Hall, marca a despedida do grupo nos palcos. Além das novidades do segundo CD, como “Seu Jeito”, “Meu Jeito”, “Liberdade Consciente” e “Rap da Separação”, também vão fazer parte do repertório da apresentação grandes sucessos já consagrados, como os famosos singles “Do Jeito Que Eu Sou” e “Nada Pode Nos Separar”. O grupo Rebeldes nasceu da telenovela de mesmo nome, transmitida na Rede Record.  Ingressos: Pista: R$40,00 | Pista Premium: R$110,00. Vendas: Siará Hall e BilheteriaVirtual.com.
Fortaleza, capital conhecida por sediar grandes eventos, recebe no próximo dia 01 de dezembro a edição do maior evento de sertanejo universitário do Brasil, o “Villa Mix”. A festa vai acontecer no Marina Park Hotel, em Fortaleza. O encontro do melhor da música sertaneja já tem nomes confirmados para a grande festa, são as estrelas Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Humberto e Ronaldo, Simone e Simaria – As Coleguinhas, além do fenômeno do “arrocha”, Israel Novaes. Como atrações locais, o “Villa Mix Fortaleza” vai receber um show de Matheus Fernandes. Para melhor conforto dos foliões o evento vai dispor de dois setores para a festa, além da pista. São eles: Lounge Mucuripe, espaço terá Open Bar e Buffet, Froststage exclusiva e camisa de acesso ao lounge e Camarote Faroeste, visão privilegiada, fronstage exclusivo e, ao adquirir o ingresso, será entregue uma camisa do evento, mais 04 tickets de whisky, ou 05 tickets de vodka, ou 05 tickets de cerveja, mais 03 águas, ou 03 refrigerantes. O evento é uma realização da Social Music. Vendas: Mucuripe Club (85) 3254.3020 /Loja Siriguella (85) 3261.0783.
O líder do Los Hermanos Marcelo Camelo faz show de voz e violão em novembro, com participação especial de Thomas Rohrer (rabeca). Ingressos antecipados: Pontos de venda: Bilheteria do Dragão do Mar. Informações: 3021-7186. Marcelo Camelo em Fortaleza fará show dia 6 de dezembro às 20h, no Centro Cultural Dragão do Mar.
A banda Natiruts faz mais uma noite de energias positivas e alegria contagiante: o grupo se apresenta dia 22 de dezembro, na barraca de praia Biruta. Realizado pela Arte Produções, com promoção da Cidade 99.1 FM, o grupo vem à capital cearense para apresentar o projeto do CD/DVD Acústico, gravado no Mirante Dona Marta, que evidencia a bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro. Além de contar com grandes participações especiais, o show presenteia os ouvintes com os maiores sucessos da banda configurados em novos arranjos. Canções como “Meu reggae é Roots”, “Sorri, Sou Rei”, “Quero ser feliz” e “Natiruts Reggae Power” ganham versões de jazz, sons de violinos, diferentes ritmos e tons de poesia. Tudo isso sem perder a originalidade e sinceridade musical que o grupo insere em todos os trabalhos que realiza. O projeto Acústico é o segundo DVD e o oitavo CD que banda gravou em 16 gloriosos anos de carreira. Ingressos: R$35,00 (pista) | R$60,00 (frontstage). Vendas: BilheteriaVirtual.com .
Para fechar a programação de grandes shows na terra do sol, em janeiro de 2013 tem Marisa Monte, no Siará Hall às 22h). Ingresso de R$ 90 até R$ 250 A cantora faz duas apresentações, no dias 25 e 26/01.
O show do Planet Hemp, que seria agora em Novembro, foi adiado de novo. Agora é dia 26 de Janeiro. Na turnê, o Planet vai tocar na íntegra o primeiro disco, "Usuário", com hits como "Legalize Já", "Fazendo a Cabeça", "Mantenha o respeito" e "Dig Dig Dig (Hempa)", além de outros sucessos da carreira do grupo. O disco será relançado em vinil no mês que vem, assim como o segundo álbum, "Os cães ladram mas a caravana não pára". A banda se apresenta em Fortaleza no dia 26 de janeiro na Barraca Biruta. Ingressos: Pista: R$50,00 - Frontstage: R$100,00. Pontos de venda: Site Ingresso Rápido, lojas Ferrovia (North Shopping e Iguatemi) e Konibaa Temakeria (Dom Luís).













Grupo Nigroover faz apresentação no Sesc Senac Iracema
 

Na próxima sexta-feira (23), o Sesc apresenta o grupo Nigroover, com o show Tanto. A apresentação, que faz parte do projeto Armazém do Som, acontece às 21 horas, no Sesc Senac Iracema. Gratuito.
Baseado no CD homônimo, o repertório reúne composições de vários estilos e fases dos 15 anos de carreira de Níguer, vocalista e compositor da banda. No show, o cantor apresenta uma face mais eclética e lírica de sua carreira com canções de diferentes estilos e épocas que variam do black music ao samba rock.
Considerado uma das figuras mais representativas do cenário musical fortalezense, Níguer esbanja balanço e gingado em suas interpretações e oferece ao público um espetáculo de som e movimento com muito swing e energia.
SERVIÇO
Nigroover - Armazém do Som
Local: Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema)
Data: 23/11
Horário: 21h
Informações: 3252.2215/ 3452.1242
Gratuito










Lorena Nunes presta tributo a Elis Regina

Apresentação única acontecerá nesta sexta no Teatro Antonieta Noronha


Lorena Nunes, uma das cantoras de maior destaque na nova cena musical de Fortaleza, realiza nesta sexta-feira, 23/11, no Teatro Antonieta Noronha, da Secultfor, um show especial. Em "Vou Deitar e Rolar", ela se une a instrumentistas consagrados para reler clássicas e joias raras do repertório de Elis Regina

Um show especial, unindo uma das mais aplaudidas revelações da música cearense ao repertório de uma inesquecível intérprete. Assim é "Vou Deitar e Rolar", espetáculo que a cantora Lorena Nunes apresenta amanhã, sexta-feira, 23/11, às 20h30, no Teatro Antonieta Noronha, da Secultfor, na companhia de consagrados instrumentistas: Tito Freitas (piano), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Adriano Azevedo (bateria). A apresentação de abertura ficará por conta do grupo Fulô de Araçá.

Cantora que tem conquistado importantes espaços e chamando atenção nos últimos dois anos, Lorena Nunes iniciou sua trajetória musical com o coletivo Comparsas da Vivenda e ampliou sua interação com outros músicos da cidade, em animados saraus realizados no bar Toca do Plácido. Ali, músicas como “Sal”, “Te pego na volta” e “Ai de mim”, criações de compositores do coletivo, foram se tornando conhecidas na voz poderosa e na interpretação intensa da cantora.

Em pouco tempo, Lorena Nunes ganhou destaque no cenário da capital cearense. Abriu shows de Daniela Mercury (no show especial de Aniversário de Fortaleza, realizado pela Prefeitura no Aterro da Praia de Iracema, em abril de 2011), Monique Kessous, Luiz Melodia e Lenine. Cantou na Mostra de Música Petrúcio Maia, na Feira da Música de Fortaleza, no Festival de Música de Meruoca e no recente Festival UFC de Cultura.

Também montou o show solo "Ai de mim", cuja faixa-título, de autoria de Tom Drummond, foi premiada em maio deste ano com o 2º lugar no I Festival de Música da Assembleia Legislativa, ampliando o público despertado pelo talento e pelo carisma de Lorena. Levando o espetáculo a diversos espaços, a cantora se dedica no momento a transformá-lo no que será seu primeiro disco solo.

Embora seja influenciada por cantoras de jazz como Billie Holliday e Ella Fitzgerald, Lorena Nunes tem como principal referência musical a gaúcha Elis Regina Carvalho Costa. Daí a naturalidade com que Lorena assume a proposta - desafiadora por natureza - de revisitar o repertório consagrado por Elis. "Desde muito pequena Elis me chamou atenção. Foi uma grande influência, fundamental pra que eu me envolvesse com música e viesse a me tornar cantora", afirma Lorena.

"Cantar clássicos consagrados na voz de Elis, em releituras que estamos elaborando ao lado desses grandes músicos, é um enorme prazer. Assim como também estamos escolhendo canções que não são tão recorrentes, um pouco menos conhecidas pelo grande público, mas também muito especiais", acrescenta a intérprete.

Assim, o repertório de "Vou Deitar e Rolar" inclui desde sambas como a faixa-título, "Madalena", "Amor até o fim" e "Ladeira da preguiça", bossas como "Triste" e "Só tinha de ser com você", boleros como "Alô, alô marciano" e "Me deixas louca" e rocks como "Aprendendo a jogar". Além de canções eternas, como "Mucuripe" e a menos conhecida "Noves fora", também dos cearenses Fagner e Belchior. Tudo com uma interpretação pulsante e novos matizes possibilitados por arranjos diferenciados. Elis, por Lorena.

SERVIÇO
Vou Deitar e Rolar - Lorena Nunes canta Elis Regina
Sexta-feira, 23/11, 20h30

Teatro Antonieta Noronha (R. Pereira Filgueiras, 4, Centro). Na Secultfor. Próximo à Catedral Metropolitana.
Ingressos: R$ 10,00.
Abertura com o grupo Fulô de Araçá
Informações: 9935-4638



 

 

 

Centenário de Gonzagão, sexta no Kukukaya
 

Dominguinhos vem a Fortaleza e faz homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga
 

Dominguinhos, artista ganhador do Grammy 2012 de melhor música raiz pelo disco Iluiminado Dominguinhos,  vem a Fortaleza na sexta, dia 23 e faz homenagem a Luiz Gonzaga, que faria 100 anos em 2012. O evento faz parte da programação oficial Ano Luiz Gonzaga. Os sanfoneiros dispensam apresentações. Um foi o maior o sanfoneiro que já houve e responsável por divulgar a cultura nordestina pelo resto do país, o outro, seu maior discípulo. A apresentação no Kukukaya ainda conta shows de Os Maneiros e Bob Araújo.
Mas se o discípulo reverencia suas raízes e seus mestres, também tem o dever de renovar seu aprendizado. Não à toa, um dos diferenciais artísticos de Dominguinhos é nunca seguir um roteiro para os shows que realiza. Dominguinhos diz que o show do dia 23 será único, para ficar na memória dos forrozeiros.
José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, nasceu em Garanhuns (PE), em 1941, e começou a tocar e compor aos oito anos de idade, passando pela sanfoninha de 8, 48, 80 e 120 baixos. Em 1950, conheceu Luiz Gonzaga, indo para o Rio de Janeiro em 1954, quando ganhou do Rei do Baião uma sanfona de presente, passando, em seguida, a fazer parte da vida de Luiz Gonzaga. Foi com ele, inclusive, no ano de 1956, que gravou o seu primeiro disco. De lá para cá, já gravou mais de 40 discos entre LPs e CDs.  Como músico já atuou com outros grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa etc.
Como autor, já compôs com quase todos os nomes da MPB, tendo canções como “Eu Só Quero Um Xodó” e “Tenho Sede” (parcerias com Anastácia); “Gostoso Demais”, “Isso Aqui Tá Bom Demais” e “De Volta Pro Aconchego” (parcerias com Nando Cordel), “Lamento Sertanejo” (parceria com Gilberto Gil), “Tantas Palavras” (parceria com Chico Buarque) gravadas por artistas referenciais, como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Fagner e tantos outros.
Serviço:
Show do Dominguinhos no Kukukaya dia 23/11 a partir das 22h.
Av Pontes Vieira, 55, Dionísio Torres
Entradas R$ 25,00
Informações: 3227.5661

 

 


Coral formado por 40 internos do sistema penitenciário se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica da UECE


A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promove na terça-feira, dia 20 de novembro, o 1º Concerto de Natal Justiça & Cidadania, a partir das 18h30, no Theatro José de Alencar. O momento conta com a apresentação do Coral Vozes da Liberdade, formado por 40 internos do sistema penitenciário cearense, e da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto é uma forma de auxiliar no resgate da auto-estima do encarcerado, de promover a cultura e, principalmente, de apresentar à sociedade o potencial de inclusão social da pessoa presa.

O repertório do Concerto é composto por clássicos natalinos como Noite Feliz e Bom Natal; além de músicas que exaltam valores familiares como Depende de Nós, dentre outras. A apresentação é gratuita e os 800 lugares do Theatro José de Alencar são abertos ao público.

Formado por 40 detentos do sistema penitenciário cearense, o Coral Vozes da Liberdade é desenvolvido através de ensaios semanais, pela maestrina Bary Sampaio, para os internos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), com aulas de canto e expressão corporal. "A Sejus tem buscado incentivar a ressocialização com destaque para as ações de incentivo à educação, à cultura e ao trabalho, dando horizontes para aquela pessoa que cometeu um erro, mas busca uma nova chance quando retornar à sociedade", enfatiza a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. Deste modo, diversas ações, vinculadas à Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, tem sido traçadas com intuito de promover este resgate e oportunizar o retorno ao convívio social e o resgate da auto-estima dos encarcerados. 

A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), sob regência do maestro Alfredo Barros, teve seu início em agosto de 2009. É formada por cinquenta músicos distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. O projeto é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão, com músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica.

Esta é a segunda apresentação conjunta do Coral Vozes da Liberdade e a Orquestra Sinfônica da Uece. O primeiro encontro aconteceu na abertura V Congresso da Associação Interamericana de Defensores Públicos, em agosto de 2012."A partir do sucesso desta apresentação no Congresso, tivemos a ideia de reuni-los novamente em um espetáculo aberto para nossos colaboradores da Sejus, familiares e à comunidade em geral", acrescenta a secretária. 


Nenhum comentário: