domingo, 3 de fevereiro de 2013

CINEMA DE ARTE

Almodóvar volta à comédia para espantar fantasmas da crise europeia  
"Os Amantes Passageiros", novo filme de Pedro Almodóvar celebra o retorno do cineasta às comédias e ao espírito exagerado que marcou seu cinema nos anos 1980. Em entrevista à imprensa espanhola, o diretor disse ter evitado roteiros dramáticos para ajudar a espantar os fantasmas da crise econômica na Europa. "O melhor que posso fazer agora pelo povo espanhol é diverti-lo", disse o diretor à agência de notícias Efe, considerando o novo filme como uma espécie de "grito de liberdade", necessário em tempos de alto desemprego e incertezas na Espanha.
Segundo Almodóvar, após os intensos "Abraços Partidos" (2009) e "A Pele que Habito" (2011), seu público "precisava dar uma arejada". "Como se o cinema fosse um comércio onde se compra algo, meus 

'clientes-espectadores' me pediam uma comédia pelas ruas", brincou o cineasta. 


 
No filme, Almodóvar mostra uma viagem de avião "à beira de um ataque de nervos", por conta da possibilidade de uma catástrofe aérea, com comissários e passageiros histéricos. “Os Amantes Passageiros” tem data de estreia prevista para 13 de setembro no Brasil e conta com Javier Cámara, Lola Dueñas, Cecilia Roth, Hugo Silva e Raúl Arévalo no elenco. "É uma comédia oral porque se fala muitíssimo; moral porque é uma viagem que muda ligeiramente a vida dos personagens, ou pelo menos de um modo definitivo, e irreal porque, transcorre em uma espécie de limbo, onde este avião dá voltas sobre si mesmo sem ir a nenhum lugar", resume Almodóvar.












Diretor revela surpresa por indicações de "Indomável Sonhadora" ao Oscar

Filme do nova-iorquino Benh Zeitlin está em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi

O diretor Benh Zeitlin, um nova-iorquino de 30 anos, está feliz apesar do cansaço. Nos últimos meses, o cineasta viajou por 20 países e 20 estados norte-americanos para divulgar o longa "Indomável Sonhadora", produção indicada a quatro categorias no Oscar 2013: melhores filme, diretor, atriz e roteiro adaptado.
O filme traz a história de Hushpuppy, uma menina que vive com seu pai na "Banheira", uma região alagada da Louisiana separada do resto da cidade por uma represa. Ela tem uma relação especial com a natureza e a imaginação povoada por imensos bichos pré-históricos. "Indomável" teve a trajetória mais meteórica do ano passado, depois de ter sido premiado em Sundance e em Cannes.
Para Zeitlin, o Oscar já vinha aparecendo no horizonte, mas ele nunca imaginou que seria com tanta força. "As pessoas comentaram sobre o filme o ano todo. Sempre imaginei que teria uma chance de ser indicado a melhor filme, já que é uma lista de até dez indicados. Mas nunca imaginei que entraria em outras categorias", contou o cineasta, de Nova Orleans, região próxima ao local onde o filme foi rodado.
Surpresa maior foi Quvenzané Wallis, que vive a corajosa Hushpuppy, tornar-se a indicada mais jovem da história do Oscar. Durante nove meses, Zeitlin testou 4 mil garotas da Louisiana para o papel. "Ela foi a menina mais nova que testamos, tinha apenas cinco anos na época. Quando ligamos a câmera pra ela, mais de mil garotas já tinham feito o mesmo teste", revela o diretor. "Mas ela era muito mais emocional que as outras. Tinha um olhar especial, uma força e energia incríveis."
Quase como um pai, o diretor a protege do assédio excessivo da mídia, limitando o número de entrevistas da jovem atriz. Mas a tarefa é tranquila: "Qhvenzané tem os pés no chão, não é deslumbrada, tem a cabeça no lugar".
A ideia do filme surgiu há seis anos, quando Zeitlin foi convidado por amigos a visitar Nova Orleans algum tempo depois da passagem do furacão Katrina. "Ouvi a história dos moradores depois do furacão. Eu queria fazer um filme que falasse daqueles sobreviventes. Já houve seis grandes tempestades ali depois do Katrina, é um lugar constantemente castigado pela natureza".






Para o diretor, existe um bom motivo para o longa ter chegado ao Oscar. "O filme foi feito fora da indústria. Quase toda a equipe é de estudantes de cinema. Quis contar uma história diferente, com uma linguagem diferente, mas que se comunicasse com o grande público como os filmes de Hollywood".
Zeitlin pretende voltar ao ambiente úmido às altas temperaturas da Louisiana para seu próximo projeto, mas por enquanto mantém apenas um livro cheio de fotos que tirou nas visitas que fez.  O diretor ri quando o assunto é a mudança do título de seu filme no Brasil. O original ("As feras do sul selvagem", em tradução livre) transformou-se em "Indomável Sonhadora". "Se funcionar e ajudar a emplacar o filme por aí, tudo bem por mim", disse Zeitlin, que já esteve por aqui seis vezes. "Meus avós moraram alguns anos no Brasil, e dois tios e alguns primos vivem em São Paulo."











Sesc apresenta obras do cineasta francês Jacques Tati  
Até o dia 25 de março, o Sesc apresenta, através do projeto Cinemara, a Mostra Tati por inteiro. A programação é gratuita e acontece na Unidade do Crato, com exibições todas as segundas-feiras, sempre às 19h.

A Mostra traz o conjunto da obra de Jacques Tati, com nove produções audiovisuais do icônico cineasta francês, e um documentário dirigido por sua filha, Sophie Tatischeff, que apresenta Tati por trás das câmaras. As sessões acontecem com os filmes: Carrossel da Esperança (1949); Cuida da tua esquerda (1936); Escola dos carteiros (1947); As férias do Sr. Hulot (1953); Curso Noturno (1967); Meu tio (1954); Tempo de diversão (1967); As aventuras dos Sr. Hulot no trânsito louco (1971); Parada (1974); Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot (Dir. Sophie Tatischeff, 1986).
Jacques Tati é considerado pela crítica especializada o mais original comediante do cinema, depois de Charles Chaplin. O cineasta se distanciou do burlesco primitivo e buscou, na observação do cotidiano, as expressões, os hábitos, manias e manifestações, que denunciavam as personalidades. Além disso, seus filmes contribuíram para a construção da crítica de costumes que, em sua obra, não deve ser lida a partir de uma relação direta com a realidade imediata, mas sim, a partir de suas escolhas, seleções e criações.



PROGRAMAÇÃO
Mostra Tati por inteiro

18/2
As férias do Sr. Hulot
(1953; 74min)
Classificação: Livre
Sinopse: O atrapalhado Sr. Hulot vai passar as férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.


Curso Noturno (1967; 27min)
Classificação: Livre
No cenário de Tempo de diversão, executivos bem comportados recebem aulas sobre arte cômica. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarro, andar a cavalo ou cair da escada.

25/2
Meu tio
(1954; 110min)
Classificação: Livre
Sinopse: O Sr. Hulot vai passar um tempo na casa de sua irmã para ajudar a cuidar do sobrinho. Logo ele se vê às voltas com uma casa repleta de utensílios automáticos e arquitetura futurista pouco funcional, mas vistosa aos olhos da sociedade de consumo. A dificuldade de adaptação cria situações cômicas e insólitas.

4/3
Tempo de diversão
(1967; 114min)
Classificação: Livre
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris nos anos 1960. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

11/3
As aventuras dos Sr. Hulot no trânsito louco
(1971; 93min)
Classificação: Livre
Sinopse: Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide leva-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele toma a direção d veículo, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo.A viagem é interrompida por uma série de problemas. São tantas as confusões, que o carro chega tarde à exposição.

18/3
Parada
(1974; 85min)
Classificação: Livre
Sinopse: O filme mostra as aventuras de duas crianças por trás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.

25/3
Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot
(Dir. Sophie Tatischeff, 1986; 52min)
Dir. Sophie Tatischeff.
Classificação: Livre
O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material - um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.

SERVIÇO
Local: Sesc – Unidade Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Período: Até 25/3 (segundas-feiras)
Horário: a partir das 19h
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito:::


Nenhum comentário: