domingo, 3 de fevereiro de 2013

MÚSICA



DIVIRTA-CE entrevista DANIEL PEIXOTO

Artista da nova geração da música cearense de maior sucesso na atualidade, ele conversou sobre os shows que fará em Fortaleza e Recife no Carnaval, e adiantou que irá estrear no cinema


Daniel Peixoto, que está com a música "Olhos Castanhos" na trilha sonora da novela das seis da TV Globo, "Lado a Lado", se prepara para lançar videoclipe com a cantora Nayra Costa

Completando em 2013 nove anos de carreira na música, o cantor Daniel Peixoto está colhendo frutos de muito trabalho. Atualmente ele circula pelo Brasil e exterior, passa por diversos programas de TV, festivais e agora se prepara para estrear no cinema. É isso e muito mais que o cantor da nova geração da música cearense de maior sucesso na atualidade revela em entrevista para o Divirta-CE.

Nascido no bairro da Aldeota, em Fortaleza, Daniel mudou-se ainda criança para a cidade do Crato, no interior do estado do Ceará, com sua mãe. Lá passou a frequentar aulas de canto, piano e teatro. Na adolescência, trabalhou como modelo e VJ da TV União. Foi em 2004 que, junto ao DJ Leco Jucá, ele formou o Montage, banda de electro-punk tida pela revista Bizz como a "banda que faltava no cenário musical há, pelo menos, 18 anos" e pelo jornal Folha de S. Paulo como "melhor show" na época de seu lançamento. A banda mudou-se para São Paulo em meados de 2006. Tocou no Tim Festival ao lado de outros expoentes musicais do país, como a banda Vanguart. Em 2009, o duo se separou amigavelmente e Daniel deu inicio a sua carreira solo. Neste mesmo ano ele abriu o show da banda britânica The Prodigy.



Em sua carreira solo, Daniel lançou seu primeiro CD, "Mastigando Humanos". Em 2011, quando esteve em tour pela Europa, participou de uma votação feita pela MTV, de Nova York: Daniel foi eleito melhor artista da semana. Em ascenção na mídia, e mostrando que o Ceará não tem só forró, Daniel Peixoto foi o vencedor do Prêmio Dynamite de Música Independente 2012 na categoria "Melhor Álbum de Música Eletrônica", concorrendo com outros nomes de peso, como Gui Boratto. A música "Olhos Castanhos" entrou para a trilha sonora da novela Lado a Lado da TV Globo este ano, e Daniel se prepara para fazer shows nos carnavais de Fortaleza e Recife. Confira a entrevista:



DIVIRTA-CE - São quantos anos de carreira desde o grupo Montage? Antes você começou como modelo e Vj da TV União. fez outros trabalhos artisticos em outras áreas? Como foi sua aproximação com a música?
DANIEL PEIXOTO -
Comecei profissionalmente na música em 2004, mas comecei a estudar teatro, canto e piano ainda criança, no Crato, onde crescí.



DIVIRTA-CE - Como foi sua experiência no Montage? Quanto tempo durou o grupo e o motivo de seu fim? Quais as facilidades, dificuldades e diferenças em grupo e no trabalho solo?
DANIEL PEIXOTO -
Começamos em 2005 e encerramos em 2009. O montage foi uma grande escola artistica e de vida pra mim, aprendi muitas coisas boas e outras não tão boas assim (risos). Com o trabalho solo eu posso dar a palavra final em tudo. Com uma banda é um processo de colaboração, equipe. Essa é a grande diferença no fim das contas.



DIVIRTA-CE - Seu novo CD, "Mastigando Humanos", estreia solo, teve nome inspirado na obra do escritor Santiago Nazarian, tem influências da música nordestina e do tecnobrega, do Pará. O que te inspira no seu processo criativo? Quais os artistas que o Daniel peixoto admira e escuta atualmente?
DANIEL PEIXOTO -
Faço o que meu coração tem vontade e não ligo pra moda, tanto que mesmo cheio de referências as músicas soam algumas vezes diferentes umas das outras. Faço as músicas que eu gostaria de ouvir. Atualmente tenho ouvido muito Guetto Tech, a música eletrônica que vem do gueto, principalmente africanos e orientais.



DIVIRTA-CE - Um dos incidentes mais comentados da sua carreira, foi a deportação da Europa da Inglaterra, onde você foi interrogado durante nove horas e dividiu uma sala pequena com mais vinte pessoas, dentre estas iraqueanos e iranianos. Me conte o que aconteceu, qual motivo da deportação e como foi sua frustração ao saber que não poderia fazer os shows na terra da Rainha?
DANIEL PEIXOTO -
Acho que já falei tudo sobre isso, ja fazem tantos anos e absolutamente nada mudou na minha vida por conta disso, foi so um fato triste, mas isolado.



DIVIRTA-CE - Mesmo deportado da Inglaterra, você conquistou um grande espaço na cena alternativa de música na Europa, com shows na Suíça e outros países. Como foi desenvolver esse trabalho internacional e como o público europeu recebeu a sua música?
DANIEL PEIXOTO -
Minha gravadora é francesa, passei oito meses na Europa em 2011 e foi lindo! É muito bacana soar como exótico aos olhos e ouvidos de um público novo. Foi uma experiência incrível. Meu próximo EP sai mundialmente em março. Certamente devo fazer uma nova temporada por lá esse ano.



DIVIRTA-CE - Você teve uma música esolhida pela Rede Globo para entrar na trilha sonora da novela das seis, que está sendo exibida atualmente, "Lado a Lado". Como foi sua reação ao saber que "Olhos Castanhos" entraria na novela, e como é o processo de "entrada" de artistas da nova geração como você em trilhas de novela da Globo?
DANIEL PEIXOTO -
No meu caso foi um convite do próprio autor da trama, o João Ximenes Braga. O que me deu muito orgulho, ja que ele é um escritor fantástico e tem muito bom gosto e inteligência! É bacana ver nomes novos em projetos de tanto tamanho como programas e novelas da Globo, certamente a internet estreitou esse caminho. 



DIVIRTA-CE - Você será uma das atrações do Carnaval de Fortaleza, e fará show também em Recife. Como está a agenda de shows do Daniel Peixoto, e como serão essas apresentações de carnaval?

DANIEL PEIXOTO - Depois desses shows no carnaval pelo Nordeste volto pra São Paulo e o foco fica nos estados do sul e sudeste. Temos uma agenda já para os proximos meses. Para o carnaval tem muitas surpresas mas se eu contar elas deixam de ser surpresa (risos). Mas a banda está super "afiada" e louca pra arrasar, como eu!



DIVIRTA-CE - Você foi ganhador do prêmio Dynamite de Música Independente do ano passado, já tocou nos mais diversos festivais pelo Brasil, estreou em trilhas de novelas da Globo e já iniciou uma carreira internacional. Quais os próximos desafios que você almeja em 2013?

DANIEL PEIXOTO - Quero continuar tocando ao vivo que é minha paixão, estou lançando junto com a Nayra Costa um videoclipe nas próximas semanas e estou envolvido em um projeto de cimena em São Paulo. O filme se chama "Sorroche" e está em fase de finalização. 


DIVIRTA-CE - Já tem alguma idéia ou parceria para um segundo CD solo?  
DANIEL PEIXOTO -
Estou trabalhando atualmente numa faixa com o produtor e Dj paraense Jaloo, que amo, como músico e como pessoa também. É o que posso adiantar de material inédito.




TV DIVIRTA-CE mostra vídeos exclusivos de Daniel Peixoto

Veja o show "Mastigando Humanos" durante a Mostra Sesc Cariri, e vídeos do show na "Shine Party", com Gaby Amarantus



































































Elba Ramalho começa turnê do novo disco em Fortaleza
 

A cantora apresenta hoje no Ideal Clube músicas de seu novo CD "Vambora Lá Dançar" ao lado do cantor Chico Pessoa

Na sexta-feira, dia 22/02, o Ideal Clube de Fortaleza apresenta Elba Ramalho e Chico Pessoa. No show Elba deverá cantar grandes sucessos de sua carreira e músicas de seu novo CD "Vambora Lá Dançar". Chico Pessoa cantará músicas suas e de outros autores sempre trazendo um gostoso e dançante pé-de-serra.
A estreia da nova turnê de Elba Ramalho acontece primeiro em Fortaleza, e vai para São Paulo, ainda em fevereiro. Serão os primeiros shows com o repertório de “Vambora lá dançar” em quatro noites na Choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo: 28 de fevereiro, 1°, 2 e 3 de março. Os ingressos já estão esgotados na capital paulista.

"Vambora lá dançar", o disco que Elba Ramalho lança este mês, tem oito de suas 14 faixas produzidas e arranjadas por Cézar Thomáz - o sanfoneiro Cezinha, namorado de Elba há alguns anos. O disco iria se chamar Forró Brasileiro. As outras seis foram pilotadas, em momento posterior, por Zé Américo Bastos, que retocou as gravações formatadas por Cezinha. Aos 61 anos, ainda em boa forma vocal, a intérprete 

O disco novo tem xote que segue a toada romântica recorrente na discografia da artista  - "Minha vida é te amar", pérola de 1993 pescada por Elba no baú dos compositores Dominguinhos e Nando Cordel - e tem aqueles sexualizados forrós típicos do repertório da cantora, casos de "Não chora, não chora não" (Petrúcio Amorim) e de Na rede (Nando Cordel). Mas também transita pelo maracatu, representado por "Fibra de cristal" (Sérgio Sá), faixa de sons sintetizados, repleta de programações e teclados que abafam a batida percussiva do gênero - e bumba-meu-boi, explicitado já no título da faixa "Amor de bumba-meu-boi" (Rogério Rangel). A introdução de "Deitar e rolar" evoca até a levada do samba-rock.
Há uma alta dose de eletrônica é reutilizada na regravação de "Frevo meio envergonhado", xote da cantora e compositora carioca Monique Kessous, lançado pelo autora em disco de 2008. Música de cuja letra Elba extraiu o título "Vambora lá dançar", "Frevo meio envergonhado" deu o pontapé inicial na promoção do disco em novembro de 2012, mas a atual música de trabalho é "Por que tem que ser assim?" (Chico Pessoa e Cezinha), balada de coração partido temperada com o sabor suave do xote romântico. Talvez por isso a escolha da estreia da nova turnê seja Fortaleza e o Ideal Clube, e esse primeiro show seja dividido com Chico Pessoa até os comerciais vinculados na Tv Verdes Mares. "Vambora lá dançar", com Elba Ramalho, hoje no Ideal Clube? O ingresso individual do show de Elba no Ideal Clube custa R$ 110, e ainda há disponvíveis. Informações: 3348-5688.





TV DIVIRTA-CE Flagra!

Confira vídeo de Felipe Muniz Palhano no show de Elba Ramalho no Centro Dragão do Mar - uma louca puxou o cabelo da cantora!


 




Nenhum comentário: