segunda-feira, 4 de março de 2013

ECOLOGIA

Movimentos realizam ato-show pelo Parque do Cocó

Na próxima segunda-feira, 25 de março, a partir das 18h, movimentos em defesa do Parque do Cocó realizam o Cantos do Cocó, ato cultural com a apresentação de artistas de Fortaleza, no anfiteatro do Parque. O ato reforça a luta pela regulamentação da área, a criação de uma lei estadual que crie o Parque, além da desapropriação total do lugar e a efetivação da lei que transforma o Cocó em Área de Relevante Interesse Ecologico (ARIE).
O ato reforça o apelo para que o Tribunal de Justiça revogue as decisões judiciais que podem levar à destruição das dunas, que o prefeito Roberto Cláudio garanta a fiscalização da ARIE e elabore seu Plano de Manejo, e que o governador Cid Gomes regulamente, de forma definitiva, o Parque Ecológico do Cocó, assinando o decreto baseado no estudo do Conselho Estadual de Políticas de Meio Ambiente (Conpam), aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).
Ainda que esteja, a todo o momento, ameaçado, o Parque tem sido objeto de atenção da população de Fortaleza há pelo menos 30 anos. Uma das iniciativas de proteção da área aconteceu em 2009, a partir da luta dos movimentos sociais, quando o Cocó se tornou ARIE – lei municipal (9502/2009), que garante o funcionamento único de cerca de 15 hectares para trilhas, pesquisas científicas, contemplação e qualquer atividade que não modifique sua paisagem natural. Trata-se de um lugar de alto valor social para a cidade e isso quer dizer um lugar de renovação da saúde não só dos indivíduos, mas também do centro urbano.
O Parque e seus ecossistemas associados, dentre os quais o terreno de aproximadamente 15 hectares, onde se encontram as dunas milenares do Cocó, esperam por um posicionamento mais efetivo do poder público: estão ameaçados por decisões judiciais baseadas em um acordo – o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado, no ano passado, pelos então procurador geral e secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza.
Com o ato, os movimentos exigem a garantia de que um dos mais importantes parques urbanos da cidade seja efetivamente protegido, assegurando às atuais e futuras gerações o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado – direito previsto no art. 225 da Constituição Federal. E reiterar que o interesse público – a proteção da natureza – está acima da busca desenfreada pelo lucro da especulação imobiliária.
O ato é feito em conjunto com as organizações: Salvem o Cocó, o SOS Cocó, a Frente Ecológica de Fortaleza, Movimento Pró-Árvore, Movimento Pró-Parque, e os partidos PSOL, PT, PV e PC do B.

Serviço
Cantos do Cocó – ato-show em defesa do Parque do Cocó
Onde: Anfiteatro do Parque do Cocó
Quando: 25 de março, às 18h




MANIFESTAÇÃO A FAVOR DO PARQUE DO COCÓ

Divirta-Ce acompanhou as manifestações que aconteceram mês passado contra a construção de um condomínio no Parque Ecológico do Cocó - veja fotos de Felipe Palhano
 












Nenhum comentário: