quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CENA GLS

Festival For Rainbow promove respeito à diversidade
 
Sétima edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual começa nesta sexta no Centro Dragão do Mar, com exposições, oficinas, palestras e shows


O VII For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, um dos mais importantes espaços de debate sobre o tema no Brasil, será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro, em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com uma média de cinco mil pessoas por ano, o evento busca difundir o respeito à diversidade sexual e de gênero, contando com mostras de filmes cujas temáticas são ligadas ao universo LGBT, além de oficinas de realização audiovisual e apresentações de teatro, dança e música, entre outras atividades.
Veronica Guedes, jornalista, cineasta e diretora executiva do For Rainbow, afirma que o festival foi originalmente concebido em 2007 como uma ação educativa e cultural em contraponto à discriminação na sociedade cearense. “Fortaleza é uma das capitais mais homofóbicas do País. Nós atuamos com vários movimentos sociais pedindo por políticas públicas voltadas para esse problema, mas também criamos o festival para que nós mesmos pudéssemos promover o respeito à diversidade”, diz.

De acordo com Veronica, o cinema foi escolhido como principal linguagem artística devido à capacidade de aproximar pessoas de diferentes identidades sociais. As exibições dos filmes são divididas em diversas mostras. Neste ano, foram selecionados oito longas-metragens e 20 curtas de cineastas da Espanha, Cuba, Argentina, México, Chile e Brasil, que serão exibidos na Mostra Competitiva e premiados em 11 categorias.
Um dos critérios de seleção para as mostras é o caráter libertador dos filmes, que fogem às abordagens estereotipadas de muitas produções convencionais. “São filmes que algumas vezes mostram realidades difíceis, mas que mantêm a mentalidade afirmativa do nosso festival”, afirma Veronica.
Entre os destaques deste ano, encontra-se a exposição “No Escurinho do Cinema”, mostrando a trajetória do personagem homossexual no cinema brasileiro, passando por diversos gêneros e momentos históricos, como as pornochanchadas e as produções da Cinédia. O festival vai sediar o lançamento do livro Os Sais da Lembrança, coletânea de poesias do cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda, diretor de Leila Diniz e For all – O Trampolim da Vitória.
O For Rainbow também atua na formação de cineastas por meio de oficinas, palestras e atividades de realização audiovisual para diversas áreas de produção cinematográfica. Nas últimas seis edições, a mostra capacitou mais de 200 jovens e produziu 15 vídeos a partir de parcerias educativas.
Tonio Carvalho, diretor, autor de teatro e coordenador da oficina de atores da TV Globo, vai apresentar a palestra Processos de Arte-Educação em Oficinas de Atores. Além disso, oficinas de edição, filmagem e som realizadas pela escola Porto Iracema das Artes terão como resultado final seis minidocumentários sobre o próprio festival e um videoclipe musical para a banda Veronica Decide Morrer, que vai realizar show no dia de abertura do evento.
Nas edições anteriores, o For Rainbow teve a participação de artistas de projeção nacional como Ney Matogrosso e Paulo Goulart. Neste ano, o evento contará com a presença das atrizes Guta Stresser, Leticia Spiller e Elke Maravilha. A ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele será homenageada com o troféu Artur Guedes pela atuação na defesa dos direitos humanos enquanto gestora da cidade e ativista política do Movimento Crítica Radical.

Nenhum comentário: