domingo, 4 de maio de 2014

FORTALEZA ALTERNATIVA

População vira artista de circo na periferia  

Projeto Ocupa com Circo promove intervenções artísticas e estimula moradores a interagir com técnicas circenses

A beleza da Barra do Ceará é indiscutível. Parece que o sol prefere se pôr pelos lados de lá. Mas existe um reconhecimento dos moradores do bairro para a necessidade de resistência e reexistência dos espaços públicos. E como tomar de volta, ocupar, se sentir pertencente aos locais frequentados no dia a dia, como a Feira das Goiabeiras e Vila do Mar? Pela alegria do circo! Claves, bolinhas, nariz de palhaço, pernas de pau... Para assistir, para interagir, para deixar o sorriso ocupar o espaço.
O projeto Ocupa com Circo, idealizado pelo artista circense Alysson Lemos, foi contemplado pelo 3º Edital Ação Jovem, por meio do Centro Urbano de Cultura, Artes, Esporte e Ciência - Cuca Barra. A proposta é realizar quatro intervenções artísticas em espaços públicos da Barra do Ceará. Artistas convidados vão se apresentar e o “respeitável público” vai poder conhecer equipamentos e técnicas circenses após cada número realizado. Tudo isso sob as bênçãos da incrível luminosidade do famoso pôr do sol da Barra.
São quatro intervenções em locais diferentes e sempre às 17 horas. A estreia aconteceu no dia 25 de abril na Colônia de Pescadores da Barra do Ceará. No dia 3 de maio foi a vez dos frequentadores da Feira das Goiabeiras entrarem no picadeiro. O calçadão da Vila do Mar será o palco do Ocupa com Circo no dia 9 de maio e, como não poderia deixar de ser, o circo chega ao Cuca da Barra no dia 16 de maio.
De acordo com Alysson Lemos a proposta é mesmo incentivar a apropriação da cidade pelos seus moradores e a possibilidade de realizações culturais nos seus espaços de convivência. “A ocupação começa com a discussão e a desconstrução da imagem de criminalidade principalmente dentro das periferias”, aponta. O palhaço malabarista acredita que existem inúmeros profissionais, artistas e outras iniciativas que podem contribuir de modo decisivo para a realização de atividades que ocupem permanentemente os espaços públicos. “Quanto maior for a quantidade de atividades a serem realizadas nos espaços públicos maior será a apropriação e participação da comunidade dentro do seu espaço físico”, explica.
Alysson Lemos Campos, artista de rua desde 2011, trabalha com a proposta de ocupação de espaços públicos e de socialização na cidade de Fortaleza por meio da linguagem circense, atuando como malabarista e palhaço.
SERVIÇO
Ocupa com Circo
9 de maio na Vila do Mar às 5 da tarde
16 de maio no Cuca Barra às 5 da tarde.
Gratuito

Nenhum comentário: