segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

QUADRINHOS

Coleção “Mestres da Arte em Quadrinhos” estreia com o gênio Leonardo da Vinci


Em 15 de abril de 1452 numa aldeia de Vinci, na Toscana, nascia um dos artistas mais célebres da história da arte. Foram 67 anos dedicados não só às artes, mas também à investigação científica, à engenharia, à arquitetura e às invenções. Sua história agora ganha os quadrinhos no álbum biográfico Leonardo da Vinci, com roteiro de Mirella Spinelli e desenhos de Andréa Vilela e Mirella Spinelli. Este título nacional da Editora Nemo inaugura a coleção "Mestres da Arte em Quadrinhos", que apresenta a obra e a vida de personagens de destaque na história da arte.

A obra, narrada na primeira pessoa, perpassa toda a trajetória de vida do artista, desde seu nascimento, seus primeiros anos de vida, sua trajetória nas artes, até sua morte em 1519. Leonardo sempre foi um homem observador, que descobriu com seu tio Francesco o amor pelos grandes espaços abertos e a curiosidade pelos mistérios da natureza. Com um grande mestre italiano, Verrocchio, aprendeu o ofício que alavancou sua carreira artística, num dos maiores ateliês de Florença.

O grande pintor vivia uma vida tranquila, sem muitas preocupações, porém assumiu muito cedo a responsabilidade de se tornar mestre e participar da realização da grande obra de Verrocchio, o Batismo de Cristo. Quando completou 24 anos, ao ser injustamente acusado por um crime, mudou-se para Milão. Lá, realizou trabalhos magníficos e dedicou-se aos escritos de suas ideias e pesquisas.
Leonardo possuía costumes incomuns, como uma técnica de escrita invertida, que dificultava a leitura de seus textos por outras pessoas, e inusitadas técnicas de pintura, utilizadas para a produção de obras célebres, como sua versão de A Santa Ceia.
Após retornar a Florença, trabalhou ao lado de Michelangelo Buonarrotti, com quem tinha sérias diferenças artísticas e pessoais. Foi na tão querida Florença que Leonardo pintou Lisa Gherardini, a Mona Lisa, sua obra mais conhecida e o quadro mais reproduzido da história. Já enfermo e velho, o homem que sempre procurou ser generoso e amável com as pessoas termina sua jornada na França, ficando sob os cuidados do rei Francisco I.
Mergulhada no mundo das artes, esta HQ faz uma viagem no tempo, rememorando os grandes feitos de um artista até hoje exaltado. Ao final, o leitor encontra uma galeria com reproduções das principais obras presentes no álbum. Os amantes das HQs e os apaixonados pela história da arte terão entretenimento e informação na medida certa nesse lançamento da Editora Nemo.

Nenhum comentário: