segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

Secretaria de Cultura de Fortaleza abre edital do 66º Salão de Abril

Edital permanecerá disponível para avaliação até o dia 9 de janeiro


A Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza disponibiliza para Consulta Pública o Edital do 66º Salão de Abril. Podem participar do processo consultivo quaisquer interessados, seja Pessoa Física ou Jurídica. As sugestões devem ser apresentadas por carta, ofício ou similar no setor de Protocolo da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, nº 4 – Centro) ou através do e-mail: salaodeabrilfortaleza@gmail.com. Interessados têm até às 14h do dia 9 de Janeiro de 2015 para protocolar sugestões. O atendimento presencial será realizado em horário comercial.
O Edital do 66º Salão de Abril visa selecionar 30 trabalhos para integrar a sua programação, além de premiar três artistas dentre os selecionados. Em 2015, a 66º Edição do Salão de Abril terá curadoria da pesquisadora, psicanalista e curadora de artes visuais, Flavia Corpas (RJ) e ocorrerá no período de 10 de abril a 10 de maio de 2015 na Galeria Antônio Bandeira, localizada no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’eu, 560, Centro, Fortaleza – CE).
"Esperamos que essa edição do Salão de Abril seja tão ou mais significativa que a passada, que nos apresentou um belo panorama da nova produção artística contemporânea brasileira", ressalta a Coordenadora de Ação Cultural da Secultfor, Germana Vitoriano.
Sobre o Salão de Abril
Lançado em 1943, como iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE), o Salão de Abril foi encampado em seguida por artistas que atuavam na cidade nos anos 1940. Foi assim que, a partir da segunda edição do Salão, em 1946, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) assumiu a sua realização, tornando-se a entidade responsável por sua continuidade até 1958.
As exposições do Salão de Abril, contudo, não tiveram uma constância. Houve um hiato nesta periodicidade logo depois de suas primeiras edições. Somente em 1964, quando a administração municipal ratificou publicamente a importância do Salão e tomou para si a responsabilidade da realização anual do evento, o mesmo assumiu um papel de eixo da vida cultural da capital cearense.
Nas sete décadas de existência e 65 edições, nomes importantes passaram por suas mostras. Em 2014, foram mais de 800 inscritos, o que coloca o Salão de Abril entre os mais bem-sucedidos e disputados Salões do País.
Serviço
Edital de Consulta Pública 66º Salão de Abril
Prazo para envio de sugestões: 9 de Janeiro de 2015
Onde: Setor de Protocolo da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro) ou através do e-mail: salaodeabrilfortaleza@gmail.com
Mais informações: 3105.1339 / 1305.1358 ou http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br/


Nenhum comentário: