quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ECOLOGIA

Em reunião, discussões sobre Parque Rachel de Queiroz avançam entre UFC e Seuma

Representantes da Universidade Federal do Ceará e da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) reuniram-se mais uma vez, na manhã desta quinta-feira (12), na Reitoria da UFC, para ampliar as discussões sobre o processo de implantação do Parque Rachel de Queiroz, em Fortaleza. Abrangendo, aproximadamente, 10 km de extensão, 255 hectares e 17 bairros das regionais III e V, o Parque terá, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, sua maior concentração de área verde.
Diretores e representantes do Centro de Ciências e do Centro de Ciências Agrárias, bem como integrantes da Divisão de Gestão Ambiental da UFC e da Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra) prestaram informações sobre as características das regiões do Campus que estarão inseridas no projeto do Parque e os projetos de pesquisa e extensão em funcionamento nos locais.
Dentre os encaminhamentos da reunião desta quinta-feira, estão visitas técnicas a essas áreas, após o feriado do Carnaval. A proposta da equipe da Seuma é que, ao fim das visitas técnicas, seja elaborado um mapa que contenha as particularidades e potencialidades do Campus, identificando locais adequados à estrutura do Parque. Os dados colhidos serão utilizados pela equipe de arquitetos da Prefeitura, responsável pela elaboração do desenho do equipamento público.
O coordenador de Obras e Projetos da UFC, Rafael Henriques Neto, afirmou que a Universidade tem interesse em colaborar em todas as etapas da estruturação do Parque Rachel de Queiroz. Ele elogiou o bom relacionamento e o diálogo com a Prefeitura de Fortaleza, e destacou a necessidade de sistematização das responsabilidades de cada parte na implementação do Parque. Além das visitas técnicas ao Campus do Pici, também será realizada, após o Carnaval, uma reunião entre os setores jurídicos da UFC e do Município, para que as questões legais do Rachel de Queiroz sejam discutidas.
Previsto para funcionar como corredor verde da zona oeste da Capital, o Parque Rachel de Queiroz, quando instalado, será o segundo maior da cidade, atrás apenas do Parque do Cocó.

Nenhum comentário: