terça-feira, 3 de março de 2015

CINEMA

Filme 'Sem Direito a Resgate' é novidade em cartaz

Personagem é vítima de um sequestro que tem tudo para dar errado


Baseado em um livro  do engenhoso escritor Elmore Leonard (autor de 'Jackie Brown' e 'Irresistível paixão'), 'Sem direito a resgate', estreia da semana nos cinemas de Fortaleza, é uma comédia de erros, em vários sentidos. A trama gira em torno de um sequestro que tem tudo para não dar certo. Jennifer Aniston interpreta a esposa de um trambiqueiro (Tim Robbins) que é sequestrada e passa por um constrangimento ainda maior porque seu marido não parece interessado em pagar o resgate. A situação fica mais bizarra quando os sequestradores começam a discordar entre si. A ação acontece na década de 1970, o que daria um charme retrô para o filme, com um visual vintage e personagens chinfrosos.
Um filme como esse tem que ser muito original para funcionar, o que não é o caso. Percebe-se uma intenção de aproximação com o universo dos Irmãos Coen, mas o carisma dos personagens não têm a força das figuras de 'O grande Lebowski', 'Onde os fracos não têm vez' ou 'Fargo'. Falta aquele senso de ritmo que criaria um clima absurdo. O único ator que quase salva o conjunto é o esquisito Mark Boone Junior.
O resultado é meia-bomba, algo que não poderia acontecer em uma obra com esse perfil pitoresco. Falta uma pegada mais agressiva. Tudo fica leve demais, no meio do caminho entre o nonsense e a simplicidade. Se o visual fosse mais econômico, talvez a ação fluisse melhor, mas o artificialismo não contribui com a narrativa costurada por coincidências improváveis e desencontros do acaso.
No fim das contas, 'Sem direito a resgate' vira um passatempo inofensivo, como uma tentativa de gourmetização da literatura pulp.
Não confundir com 'Cake' (ainda inédito no Brasil, com estreia prevista para abril), que fez Jennifer Aniston ser indicada ao Globo de Ouro.
Acompanhem O Estado Cupons na semana que vem e garanta o ingresso desse filme gratuitamente, em promoção do Jornal O Estado e Blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).

Nenhum comentário: