terça-feira, 3 de março de 2015

LIVROS - FICÇÃO

“História Zero”: primeiro William Gibson previu o futuro, agora descreve o presente


William Gibson é mundialmente conhecido pelo romance “Neuromancer”, escrito em 1984 e inspiração para a cultuada trilogia de filmes “Matrix”. O mais novo lançamento da editora Aleph é o terceiro e último livro de uma série do autor que se passa no presente e, retrata um universo tecnológico movido pelos interesses dos grandes grupos midiáticos.
“História Zero” encerra a trilogia Blue Ant, que teve início com “Reconhecimento de Padrões e Território Fantasma”, e traz de volta o excêntrico magnata Hubertus Bigend, dono da agência de marketing Blue Ant e mestre na descoberta de novas tendências. O novo alvo de Bigend é Gabriel Hounds, designer que está por trás da concepção dos trajes militares americanos.
Tendo perdido seu dinheiro durante a recessão, a jornalista freelancer e ex-rockstar Hollis Henry está quebrada e terá de aceitar a proposta de Bigend para investigar Gabriel. Ela contará ainda com a ajuda de Milgrim, um tradutor que acaba de sair de uma clínica de reabilitação e está livre do vício em drogas.
É uma trama pós-moderna que faz a intersecção do mundo fashion com a cultura militar e a especulação financeira. As personagens sustentam o seu poder por meio do conhecimento, da tecnologia e do dinheiro. Gibson discute como a cultura militar pode influenciar aspectos da nossa vida cotidiana, incluindo o mundo da publicidade e da moda.

Nenhum comentário: