segunda-feira, 6 de abril de 2015

TEATRO

A história de vida de três irmãs em cena no Palco Giratório
            Com o texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov, na próximo quarta-feira (29), o Grupo Traço Cia de Teatro (SC) apresenta a peça “As Três Irmãs”, no Cuca da Barra, parceiro do Sesc no Festival, às 19h, com entrada gratuita.
            O espetáculo discorre sobre o desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram há onze anos acompanhando o pai, que é general militar.
            A história aborda a importância dos acontecimentos, porém, é a exposição dos conflitos, durante a peça, que se estabelecem entre o plano da vida material o cotidiano e o plano espiritual.
            Cada uma das irmãs, à sua maneira, apresenta deformações físicas causadas pela repressão de seus sentimentos. Irina tem uma deformação na coluna, Maria uma deficiência física nos braços e Olga, a irmã mais velha, têm uma deformação no quadril, que representa sua energia sexual estagnada pela repressão social.

            A montagem foi construída com base na técnica conhecida como clown, que é uma forma da peça interagir, por meio da linguagem, com o ator, a dramaturgia e o público.

Serviço
As Três irmã - GrupoTraço Cia de Teatro (SC)
Local: Cuca da Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)
Horário: 19h
Informações: (85) 3452.9090
::: Gratuito :::



 
 



 


Gênero em Cena apresenta o espetáculo "BR Trans" no Centro Dragão do Mar

O Curta o Gênero 2015 leva uma parte de sua programação ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. De 7 a 10 de abril, acontece o Gênero em Cena, evento que agrega o teatro como linguagem artística para abordar questões de gênero e sexualidades. São quatro peças que transitam entre o universo social das transexuais, de mulheres comuns e da violência de gênero.
O Gênero em Cena começa com o espetáculo BR Trans (CE), do diretor e produtor Silvero Pereira, que traz a cartografia artística e social do "universo Trans" no Brasil, por meio de um paralelo entre a pesquisa e a vivência no dia-a-dia das travestis e transformistas do Nordeste ao Sul. O segundo dia é com a peça Maieutica (CE), do grupo Parafernália Poética, que questiona o papel da mulher compreendido, social e historicamente, como apêndice do homem.
Pela primeira vez em Fortaleza, o terceiro dia apresenta Borboletas de Sol de Asas Magoadas (RS), da diretora Evelyn Ligocki, que realiza uma visita ao cotidiano das travestis, em que pretende desmistificar e romper preconceitos diversos. E, para finalizar a semana, temos a peça Sete Ventos (RJ), da diretora Débora Almeida, em que a plateia conhecerá os depoimentos de mulheres negras e o mito de Iansã.
Na semana seguinte, o Curta o Gênero continua sua programação na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com o IV Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, a IV Mostra Internacional Audiovisual e o III Encontro Gênero nos Pontos– 3º Encontro Nacional Gênero nos Pontos – Lançamento de Rede Latinoamericana de Gênero e Cultura, na tarde no dia 18 volta ao Dragão do Mar com as Mostras Paralelas de Cinema e a Festa de Encerramento.

Nenhum comentário: